Como a aromaterapia ajuda a controlar os hormônios femininos

A aromaterapia para mulheres é uma alternativa natural e eficiente para alcançar o equilíbrio emocional. Diversas pesquisas científicas já comprovaram que elas são altamente expostas a situações que causam mudanças bruscas emocionais causando estados de  depressão e irritação.

Essas mudanças ocorrem por alterações hormonais que acompanham a vida da mulher, dos 12 aos 55 anos. Durante toda essa fase, a aromaterapia pode ser utilizada para trazer bons resultados. Em busca de equilíbrio físico e mental, a mulher explora os benefícios da aromaterapia.

Entenda como a aromaterapia beneficia a saúde da mulher e confira algumas sugestões de óleos essenciais que ajudam a despertar a força feminina, contribuindo com seu equilíbrio emocional e hormonal.

Como a aromaterapia ajuda a saúde da mulher

Os óleos essenciais ajudam a minimizar os efeitos causados no humor, energia, pele e libido – causados pelas oscilações mensais de estrogênio, progesterona e testosterona. Ao aplicar a aromaterapia, essas moléculas aromáticas atuam em um poderoso tratamento natural, que não causa efeitos colaterais e podem ser utilizados em qualquer idade.

Entendendo a jornada hormonal da mulher

Ao longo do mês, a mulher passa por um turbilhão de mudanças hormonais que impedem que seu corpo e mente estejam em perfeito equilíbrio. Somadas às atividades diárias que elas possuem, o efeito psicológico pode ser negativo – o que leva a crises de depressão e problemas diversos.

A jornada hormonal mensal da mulher consiste em:

Primeira semana:

Começa no primeiro dia da menstruação. Os níveis de estrogênio e progesterona estão baixos e a mulher fica exposta a mudanças emocionais bruscas, irritação aflora, assim como poderá ocorrer uma baixa na autoconfiança. Como consequência, ela pode ficar com sua autoestima comprometida e em constante vulnerabilidade.

Segunda semana:

Com a elevação do estrogênio, a mulher se torna mais motivada e animada. Com isso, há uma disposição elevada, fazendo com que sua vontade de realizar diversas atividades estejam em alta. Neste período, ela também está no pico da fertilidade. Ou seja, para quem deseja engravidar, essa é a melhor fase. Por isso, a mulher fica mais eloquente, feminina e atrativa do que nunca.

Terceira semana:

As taxas de estrogênio começam a baixar e progesterona está em alta. Neste momento, é normal a sensação de vazio, trazendo uma sensação de fragilidade, vontade de chorar por qualquer coisa ou uma irritação súbita.

Quarta semana:

Semana pré-menstrual, tanto as taxas de estrogênio como progesterona baixam drasticamente, onde o humor oscila entre moderado a irritado, podendo ocorrer taquicardia, dependendo da idade da mulher. Nesta fase, a mulher vive o auge da TPM, onde o corpo e mente são estimulados a comer doces e carboidratos.

Óleos essenciais para amenizar a jornada hormonal da mulher

Com a aromaterapia, a mulher pode diminuir esses sintomas, tendo uma jornada mais amena e sensações mais prazerosas durante todo o mês. Dentre os óleos indicados estão:

  • Cipreste: ajuda a circular os líquidos, desinchando pés e pernas;
  • Gerânios – Bourbon, Egito ou Roseum: ideal para equilibrar as emoções, diminui a depressão e aumenta a autoestima;
  • Lavanda: ameniza os sintomas da TPM, além de tratar a insônia;
  • Sálvia sclarea – Áustria ou França: diminui a irritação e ainda faz uma reposição hormonal natural;
  • Patchouli dark: ajuda a controlar a vontade de doces, principalmente durante a TPM.

Na Terra-Flor, você encontra os óleos essenciais para sessões de aromaterapia em casa. Cuide do corpo e da mente e tenha mais equilíbrio emocional. Faça já o seu pedido!

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário