Cerrado e óleos essenciais

A Embrapa e a multinacional de essências Givaudan assinaram um contrato de cooperação técnica com o objetivo de identificar novos ingredientes e óleos essenciais a partir de plantas aromáticas do bioma Cerrado.

A Terra Flor adorou a parceria. Somos infinitamente mais adeptos as flores do que a soja.

A parceria entre as duas empresas prevê a coleta e caracterização química e olfatória dessas plantas, identificação das espécies com aplicação potencial na indústria de fragrâncias e cosméticos. É uma excelente oportunidade de produção agrícola.
Vamos agregar valor à diversidade vegetal desse bioma, contribuindo para sua valorização e preservação.

O cerrado é um ecossistema muito frágil, ameaçado de acabar antes de toda sua flora ser identificada.

A parceria com a Embrapa é resultado do projeto “Espécies Aromáticas do Cerrado”, coordenado pelo pesquisador Humberto Bizzo, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), que conta com a participação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF) e da Embrapa Cerrados (DF).

Segundo Bizzo, o projeto de pesquisa está sendo desenvolvido em duas etapas. A primeira, executada de 2012 a 2014, foi voltada à coleta de espécies aromáticas do bioma Cerrado. A parceria com a Givaudan do Brasil será determinante para a segunda etapa do projeto, de 2015 a 2017, com a realização de novas coletas e o início da avaliação olfatória de mais de cem amostras coletadas.

A caracterização química dos óleos essenciais extraídos das espécies aromáticas foi desenvolvida por ele e sua equipe na Embrapa Agroindústria de Alimentos na primeira fase do projeto. Nessa segunda fase, além da identificação de potencial uso para perfumes e cosméticos, espera-se também identificar as atividades biológicas das substâncias extraídas e o potencial de aplicação em outras áreas como as indústrias de alimentos e farmacêutica.

Bizzo lembra ainda que os óleos e frações voláteis extraídos das plantas estão guardados e à disposição das demais Unidades da Embrapa para futuros estudos. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) também fazem parte do projeto e vão testar as atividades biológicas dos óleos essenciais contra fungos e bactérias com potencial patogênico a humanos.

Existem muitas dificuldades a ser enfrentadas pelo projeto, como por exemplo, identificar formas de propagação e cultivo das espécies aromáticas, avaliar toxicidade do óleo e encontrar parceiros para produzir e extraí-los em larga escala.
Excelente oportunidade para a região.

“Trata-se de um enorme desafio”, ressaltam Marion Costero e Virginie barbesant, perfumistas da Givaudan, mas mesmo assim estão bastante animadas com a possibilidade de identificação de novos óleos nunca antes descobertos. “Como o Cerrado é um enorme manancial genético muito pouco conhecido até o momento, e pelos resultados de nossas primeiras análises com as amostras da Embrapa, o projeto se mostra promissor para o futuro”, afirmam.

Essência do Cerrado na perfumaria mundial
Segundo Marion, a investigação de óleos essenciais e novos ingredientes para uso na perfumaria mundial é importante também para a região da coleta, já que valoriza a biodiversidade local e colabora para a sua preservação. Ela explica que, até o momento, não há nenhum ingrediente do Cerrado na paleta da perfumaria mundial. “A inserção de uma matéria-prima deste bioma será determinante para divulgá-lo não só no Brasil, como também no exterior”, ressalta a perfumista.
Paleta é o termo empregado em perfumaria para representar o conjunto de matérias-primas comerciais que podem ser combinadas pelo perfumista para a criação dos perfumes, numa analogia com os pintores, que combinam as tintas em suas paletas, criando novas cores e elaborando sua pintura.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro em área, ocupando cerca de 24% do território brasileiro. Ocorre, predominantemente, no Planalto Central, com uma flora de cerca de 12 mil espécies, muitas delas endêmicas. É reconhecido como a região de savanas mais rica em vida no planeta. Mas, infelizmente, principalmente em decorrência da forma de expansão agrícola do Brasil, este bioma já perdeu mais da metade da vegetação original. “Por isso, este bioma é hoje um dos hotspots em termos de conservação internacional”.

Destaque mundial para o Cerrado
A parceria entre as duas instituições, na visão da perfumista, pode beneficiar muito a valorização do bioma Cerrado no mundo todo, já que reúne experiências de duas empresas que atuam em áreas diferentes, mas cujos expertises podem ser muito positivos quando integrados.
“A Embrapa detém enorme conhecimento sobre este e os outros biomas brasileiros e sobre as formas de cultivo das espécies aromáticas, por isso essa parceria é tão importante para nós,” declara Virginie. Por enquanto, segundo ela, os trabalhos ainda estão em uma fase bem incipiente, mas no futuro, depois da confirmação do potencial dos óleos essenciais para fragrâncias, será necessário multiplicá-las e cultivá-las em larga escala. “Nesse momento, o know-how da Embrapa será de extrema relevância”, reafirma.

Pesquisa sustentável
Virginie e Marion fazem questão de ressaltar que todo o trabalho é realizado com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e em bases sustentáveis, integrando aspectos sociais e ambientais. “Sempre procuramos trabalhar em parceria com as populações e comunidades locais, de forma a gerar renda, emprego e preservar as suas diversidades vegetais”, enfatizam.
O Brasil tem uma importante posição no comércio de essências. É o quarto maior produtor mundial e o primeiro em óleos essenciais cítricos.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conheça melhor os produtos Terra Flor clicando aqui.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário