Repelente com óleos essenciais: fórmula é aprova na ANVISA

A busca por repelentes para afastar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus eficientes e seguros para o uso no corpo humano, levou o dermatologista Djalma Marques e a engenheira química Fátima Fonseca a buscarem um repelente com óleos essenciais, uma formulação com produtos naturais, sem a presença de DEET, aditivo químico comum entre os repelentes comercializados. O DEET, segundo os pesquisadores, já foi proibido em alguns países por ser considerado agente mutagênico das células da pele.

A formulação do repelente com óleos essenciais que tem como base o óleo vegetal de andiroba, a sinergia dos óleos essenciais de cravo, citronela, alecrim e probióticos – microrganismos que repõem as substâncias da pele perdidas durante o banho com sabonetes comuns -, foi a provada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pode ser usada por grávidas e bebês recém nascidos. O projeto de criação da fórmula foi baseada em evidências de uso nas comunidades indígenas, aprovado no ministério de ciência e tecnologia e financiada pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Segundo os pesquisadores não há contra indicação para o uso desse repelente.

Pesquisas são realizadas sem medir esforços, porém precisamos também focar na eliminação dos insetos. Para isso toda a conscientização da sociedade é necessária, afirmam os pesquisadores.

Texto na íntegra acessível em: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/12/dermatologista-pernambucano-cria-repelente-natural-contra-o-aedes.html

Dica Terra Flor – Repelente com óleos essenciais:

Bebês, crianças até 5 anos de idade e idosos:
Em 30ml de óleo vegetal de andiroba pingue: 1 gota de óleo essencial de Lavanda francesa,  1 gota de Copaíba bálsamo e 1 gota de óleo essencial de Eucalipto radiata. Agite bem e passe no corpo nas áreas expostas e curta o verão junto a sombra das árvores.

Adultos:
Em 30ml de óleo vegetal de andiroba pingue: 8 gotas de óleo essencial de alecrim qt. Cineol,  8 gotas de óleo essencial de  citronela e 3 gotas de óleo essencial de cravo folha. Agite bem e passe no corpo nas áreas expostas e curta o verão junto a sombra das árvores.

Compartilhe este artigo

Escrever um comentário