O que é aromaterapia?

Aromaterapia é utilizar a seu favor as sensações, sentimentos, memórias, reações físicas e todos os outros estímulos provocadas pela inalação dos aromas.

É também uma ciência ligada à química molecular. Através de pesquisas realizadas desde o início do século XX até os dias de hoje, ficou demonstrado como as moléculas presentes nos óleos essenciais possuem informações químicas que ajudam a manter nossa saúde e equilíbrio orgânico de maneira natural e efetiva.

Mas sobretudo, é a sua relação pessoal com os óleos essenciais e com todo o conforto e bem estar que aportam em seu dia a dia.

Óleos essenciais

Em síntese é simples: são eles que dão às plantas seus aromas característicos.

São altamente voláteis, passando do estado líquido para o gasoso em segundos.

São orgânicos, naturais e podem ser considerados os hormônios das plantas, com funções que vão da atração de polinizadores, repulsão de predadores até regulagem química de funções metabólicas.

São obtidos por destilação à vapor das sementes, raízes, lenho, folhas, flores e resinas ou prensagem a frio de cascas de frutos. Depois de passarem por estes processos é que eles chegam até você.

Possuem propriedades terapêuticas variadas, não só para o benefício dos vegetais, mas também para nós humanos e outros animais. Podem atuar como antissépticos, antimicrobianos, cicatrizantes, ter efeito relaxante, sedativo, estimulante, afrodisíacos e muitos outros, atuando não só em nosso físico, mas modulando humores e emoções.

Do casamento da bioquímica com as terapias holísticas, o uso dos óleos essenciais se disseminou na forma de massagens, inalações, aromatização ambiental, saunas, compressas, manipulações cosméticas e muitas outras formas inventadas a cada dia.

Óleos vegetais

São extraídos das partes gordurosas das plantas por prensagem a frio. Somente este processo garante a integridade de um bom óleo vegetal.

Diferente dos óleos essenciais, não possuem aroma intenso. Sua riqueza está no alto teor de vitaminas e nas propriedades emolientes, que nutrem, mantêm a suavidade e flexibilidade da pele. Quando fazem parte dos cuidados com a beleza no seu dia a dia renovam o brilho e a maciez da pele, evitando o envelhecimento prematuro.

Podem ser usados puros ou em sinergia com outros Óleos Vegetais e Essenciais. Estão presentes em numerosas preparações cosméticas e terapêuticas.

Os Óleos Vegetais são o veículo ideal para a diluição dos Óleos Essenciais, auxiliando a sua absorção pela pele de forma segura.

Aromaterapia na sua vida

saiba como usar